COMO COLOCAR O ESUS NO SISTEMA PROPRIO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

COMO COLOCAR O ESUS NO SISTEMA PROPRIO

Mensagem por Admin em Seg Ago 25, 2014 5:41 pm

Modelo de Integração para "Sistemas Próprios"

Para profissionais de TI
Um grande desafio para a Estratégia e-SUS AB é a integração com outros sistemas de informação. Muitos municípios já desenvolveram e implementaram ao longo do tempo, tecnologias e estratégias de informatização do processo de trabalho nas suas Unidades Básicas de Saúde.

Para todos os municípios que se enquadram nessa situação, o Departamento de Atenção Básica estabeleceu como padrão, um modelo inicial de integração entre o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do e-SUS AB e esses sistemas. Esse modelo permitirá de maneira prática a migração dos dados registrados nesses "sistemas próprios" para o PEC e-SUS AB e assim, transmitidos para o Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (SISAB).

Esse modelo inicial de integração tem como base, o framework Apache Thrift que além de interessante, é simples e de alta performance. Este framework é amplamente utilizado hoje no mundo com grandes investimentos de empresas como Twitter, Linkedin e Facebook.

Observe na figura abaixo onde ocorrerá essa integração. As linhas pontilhadas são fluxos alternativos de envio de dados que poderão ser configuradas nas instalações PEC e-SUS AB.



Existem vários sites sobre esse framework como, por exemplo, http://www.devmedia.com.br/integrando-apache-camel-e-apache-thrift/26994, porém, toda documentação oficial bem como os instaladores estão disponíveis nos sites http://thrift.apache.org e http://thrift.apache.org/docs/install/.

Abaixo, estão disponíveis para download os arquivos que possibilitam a utilização desse framework na importação de dados de outros sistemas de informação para o PEC e-SUS AB.

Thrift Cidadão - Este Thrift permite integrar o PEC a outro sistema de informação migrando uma base de cadastro de cidadãos, minimizando o esforço de recadastramento e digitação. O cidadão é identificado pelo CNS ou CPF, sendo assim, os dados já existentes serão alterados com a nova importação quando for localizado o mesmo cidadão. Esta importação pode ser realizada em qualquer momento. Observe o exemplo criado em JAVA para exportação dos dados utilizando o Thrift (ExemploThriftCidadaoJava.java).

Thrift RAS - Este Thrift é recomendado aos municípios que optarem na utilização de outros sistemas de informação e que desejam transmitir seus dados produzidos na Atenção Básica para o MS. A estrutura RAS (Registro de Atendimento Simplificado) é baseada em um conjunto mínimo de informações em saúde coletadas pelos Sistemas PEC e CDS e deverá ser adotada no processo de transmissão de dados do SISAB (Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica).

Thrift - Tabelas de referências

Dicionário de dados dos arquivos Thrift
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 42
Data de inscrição : 16/04/2014

Ver perfil do usuário http://uacrotabandeirantes.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum